sexta-feira, 5 de julho de 2019

LUCAS 20

LUCAS 20




Ainda nos recintos do templo onde o Senhor ensinou diariamente durante a última semana de Sua vida, também não é surpreendente que Ele tenha entrado em conflito com eles. Todo este capítulo está ocupado com detalhes do conflito. Os principais dos sacerdotes e os escribas começaram o conflito e, no final, foram deixados em silêncio e desmascarados.
Eles começaram desafiando Sua autoridade. Eles eram as pessoas com autoridade ali, e para eles Ele era apenas um novo “Profeta” de Nazaré. A pergunta deles supunha que tinham a capacidade de julgar as credenciais do Senhor, se Ele as expusesse; Por isso, Ele os convocou a resolver a questão preliminar quanto às credenciais de Seu precursor, João. Isso imediatamente os colocou em um dilema, pois a resposta que eles desejavam dar teria sido ressentida pelo povo. Eles eram oportunistas buscando popularidade, então alegaram ignorância. Para homens como esses, o Senhor não apresentaria Sua autoridade. Em vez disso, Ele começou a falar com toda a autoridade que a onisciência concede, e logo sentiram o poder dela. Não poderia haver dúvida sobre Sua autoridade quando o conflito verbal cessasse.
Na parábola, que ocupa os versículos 9-16, Ele estabeleceu com grande clareza a posição exata das coisas naquele momento. A parábola é lida como uma continuação das declarações históricas feitas em 2 Crônicas 36:15-16. Lá, em 2 Crônicas, era Deus apelando por meio de “Seus mensageiros, madrugando, e enviando-lhos”; mas todos foram zombados e escarnecidos até “que mais nenhum remédio houve” e “fez subir contra eles o rei dos caldeus”. Aqui em Lucas a história é levada um passo adiante e o “Filho Amado” é enviado, apenas para ser expulso e morto. Daí um castigo pior do que os caldeus viria sobre eles. O salmista havia profetizado que a rejeitada “Pedra” deveria se tornar a Cabeça da esquina, e Jesus acrescentou que todos os que caíssem sobre aquela Pedra, ou sobre quem Ela caísse, seriam destruídos. Eles estavam naquele momento tropeçando na Pedra, como Romanos 9:32 declara. A queda da Pedra sobre eles, e sobre os poderes dos gentios, ocorrerá no Seu segundo Advento, como mostra Daniel 2:34.
Os principais sacerdotes e escribas sentiram o ponto e a autoridade de Suas palavras, como vemos no versículo 19, mas foram apenas estimulados a uma oposição mais determinada; e enviaram homens de astúcia e engano para apanhá-Lo em Suas palavras, se possível. Eles vieram com a questão de pagar tributo a César; e nisso os fariseus e os herodianos se uniram, afundando suas animosidades no ódio comum ao Senhor.
A pergunta do Senhor: “Por que Me tentais?” mostrou que Ele estava completamente ciente de sua astúcia. Seu pedido por um denário (ARA) revela Sua própria pobreza. A inscrição na moeda foi uma testemunha da sujeição deles a César. Sua resposta, assim, foi que eles deviam dar a César seus direitos e a Deus os Seus direitos. Foi porque eles não tinham prestado a Deus as coisas que eram d’Ele que César tinha adquirido os direitos de conquista sobre eles. Tudo isso era tão indubitável, quando apontado, que esses interrogadores astutos foram silenciados.
A questão com a qual os saduceus pensavam em apanhar o Senhor baseava-se na ignorância. Sem dúvida, muitas vezes haviam confundido os fariseus com isso, mas estes não tinham mais luz do que os saduceus no ponto essencial que o Senhor tornara tão claro. Ele contrastou “este mundo” e “o mundo vindouro”, usando realmente a palavra que significa “século” (ou “era”). Ora, será a porção de alguns “alcançar a era vindoura” (ARA) como homens vivos na Terra, sem passar pela morte e ressurreição; mas aqueles que vão “alcançar a era vindoura e a ressurreição entrarão em condições completamente novas de vida. Eles serão imortais como os anjos, e o casamento não terá aplicação para eles. O Senhor estava aqui começando a trazer “à luz a vida e a incorruptibilidade” (2 Tm 1:10 – JND) e, como resultado, a questão dos saduceus, que por sua ignorância parecia tão incontestável, tornou-se simplesmente absurda.
O Senhor prosseguiu para provar a ressurreição em Êxodo 3:6. Se os patriarcas estavam vivos para Deus, séculos depois que eles estavam mortos para este mundo, sua ressurreição final era uma certeza. Assim, Ele respondeu não apenas a tola questão dos saduceus, mas a incredulidade que estava por trás de sua pergunta. E Ele respondeu com tamanha autoridade que até um escriba foi levado a se manifestar em admiração e aprovação, e todos eles temiam fazer mais perguntas.
O Senhor então lhes fez Sua grande pergunta, baseada no Salmo 110. Mateus registra que nenhum homem foi capaz de Lhe responder uma palavra. Nenhuma resposta era possível, exceto para a fé que percebia a glória divina do Cristo, e eles não tinham fé. Eles estavam em silêncio, em teimosa incredulidade. Responder à Sua pergunta eles não puderam; perguntar-Lhe qualquer outra coisa eles não ousaram.
Apenas permaneceu para o Senhor desmascarar esses homens maus, e isso Ele fez em poucas palavras, conforme registrado nos dois versículos que encerram o capítulo. Eles eram hipócritas do tipo mais desesperado, usando a religião como um manto para encobrir seu egoísmo e sua agressiva ganância. Ele os desmascarou e pronunciou sua condenação. Ele não falou de uma mais longa condenação, como se o julgamento fosse delimitado pelo tempo e não eterno. Mas Ele falou de maior condenação, mostrando que o julgamento será diferente quanto à sua gravidade. Eles sofrem um “juízo muito mais severo” (ARA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário